Artigo schedule 12 min de leitura

1.1. Introdução ao Direito Previdenciário: A Base Normativa e o Tripé da Seguridade Social

O Direito Previdenciário é reconhecido por sua intensa dinâmica e constante movimentação legislativa. Diferentemente de outros ramos do direito que possuem códigos consolidados há décadas, a legislação previdenciária sofre alterações frequentes, exigindo do estudante e do operador do direito uma atenção redobrada quanto à vigência das normas. (Arts. 194 a 204 da CF; Leis 8.212/91 e 8.213/91; Dec. 3.048/99)

Diego Vieira Dias

Por Diego Vieira Dias

Especialista Jurídico

Tópicos Relacionados

Diego Vieira Dias

Sobre Diego Vieira Dias

Especialista em Direito e colaborador do Advogado Social.

Continue Lendo

1.2. Fundamentos Constitucionais, Regimes e a Evolução Histórica da Previdência Social no Brasil (Arts. 40, 194 e 201 da CF/88)

A compreensão do sistema previdenciário brasileiro exige, preliminarmente, a análise de seus fundamentos constitucionais. Embora a Seguridade Social, conforme dispõe o artigo 194 da Constituição Federal, seja um conjunto integrado de ações destinadas a assegurar os direitos à saúde, à previdência e à assistência social, é vital distinguir a natureza específica da **Previdência Social**.

Há 2 dias

Salário-Maternidade: Requisitos Legais, Nova Tese da Carência e Prática Previdenciária

(Art. 71 da Lei 8.213/91; ADIs 2110 e 2111 do STF)

Há 2 dias

Salário-Maternidade: Período de Graça, Duração e Renda Mensal Inicial

Uma das dúvidas mais frequentes que recebo no dia a dia da prática previdenciária envolve a chamada "colisão de períodos de graça". Imagine a seguinte situação: uma segurada perde o emprego e entra no período de graça (aquele tempo em que, mesmo sem pagar, ela mantém seus direitos perante o INSS). No meio desse período, ela resolve contribuir como facultativa, mas para logo em seguida (Lei 8.213/91 e IN 128/22)

Há 2 dias
Salário-Maternidade: Estratégias e Fundamentos para a Concessão na Via Administrativa Salário Maternidade

Salário-Maternidade: Estratégias e Fundamentos para a Concessão na Via Administrativa

A concessão do Salário-Maternidade, assim como de outros benefícios previdenciários, exige do profissional uma abordagem estratégica que transcende o simples conhecimento da lei. O objetivo primordial de uma atuação eficaz na via administrativa é obter o deferimento do benefício sem a necessidade de judicialização e, idealmente, sem a criação de exigências que atrasem a análise (Lei 8.213/91; IN PRES/INSS nº 128/2022)

Há 2 dias
mark_email_unread

Newsletter Jurídica Semanal

Não perca nenhuma atualização do INSS. Junte-se a mais de 10.000 leitores e receba resumos práticos diretamente no seu e-mail.

Prometemos não enviar spam. Cancele quando quiser.